Foto: Divulgação
O ambiente doméstico é, por muitos, considerado o mais seguro para crianças e adolescentes. Mas, infelizmente dados do governo Federal apontam que 70% dos casos de violência sexual contra menores ocorrem dentro de casa. As estatísticas indicam que 18 mil crianças, em média, são vítimas de violência doméstica por dia. E em mais de 90% dos casos o agressor é um familiar ou pessoa do círculo de convívio da família.
Veja quem foram os vencedores do Oscar e do Bolão do Diário 2021
Baseado nesta realidade, o projeto Confessionário trata sobre o tema no último episódio da 3ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’, que vai ao ar nesta segunda, às 19h, no YouTube. O capítulo mostra a história da atriz Juçara Gaspar que, aos 10 anos, foi vítima de abuso sexual por parte de um familiar. Ela só conseguiu quebrar o silêncio e compartilhar sua dor com a família há cerca de três anos.“A gente afasta essas memórias. Mas quanto mais tu te encara a frio, mais tu te liberta, mais tu consegue falar, mais quebra o silêncio, mais fica forte e consegue, inclusive, fortalecer outras, ou auxiliar no fortalecimento de outras”, afirma a atriz em seu depoimento.
VÍDEO: Vitor Biasoli versa sobre a vida, o amor e a morte
DEBATELogo após o episódio da websérie, às 20h, vai ao ar a live “E os Filhos, Como Ficam?”, no canal do Confessionário no YouTube. No programa, a atriz e diretora Deborah Finocchiaro – que idealizou o projeto junto com o cineasta Luiz Alberto Cassol – explora outro tema tabu: os filhos vítimas da violência doméstica. Além disso será discutida a polêmica Lei de Alienação Parental.
Profissionais da área e coletivos de mães têm apontado casos em que essa legislação é usada para silenciar mulheres e beneficiar homens. A lei é inspirada no conceito da Síndrome de Alienação Parental, criada pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner, que depois foi acusado de pedofilia.
Theatro Treze de Maio luta para cobrir um déficit de R$ 400 mil
A live do Confessionário terá participação de Alessandra Andrade, diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciario Federal (Sintrajufe-RS) e CoFundadora do Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna; da doutora em Psicologia Social Cris Bruel; da cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa; da advogada e mestre em Direitos Humanos, Rubia Abs Cruz, e da fundadora e coordenadora do Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna, Sibele Lemos.
NÚMEROSDeborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol chegam ao final da 3ª temporada da websérie contabilizando equipe de mais de 50 profissionais, mais o apoio de 74 pessoas e entidades, desde a criação em agosto de 2020. A 3ª temporada foi feita com recursos da Lei Aldir Blanc. No total, o trabalho desenvolvido pelo grupo, promoveu um programa de rádio, 11 episódios/conversas no Spotify e 13 lives, além das 3 temporadas com 27 episódios.
CONFESSIONÁRIO – RELATOS DE CASA
Episódio 9 – 26 de abril (segunda-feira) às 19h no Canal do Youtube.com/Confessionario e 27 de abril (terça-feira) às 19h no IGTV (www.instagram.com/confessionariorelatosdecasa/channel) e Facebook (www.facebook.com/confessionariorelatosdecasa/)
Demais episódios já lançados – seguem disponíveis gratuitamente nos mesmos canais
LIVE – E os Filhos, Como Ficam?
Quando – 26 de abril, às 20h, no Canal do Youtube.com/confessionario (www.youtube.com/confessionario)
Convidadas – Alessandra Andrade, Cris Bruel, Regina Célia Barbosa, Rubia Abs Cruz e Sibele Lemos
Mediação – Deborah Finocchiaro