‘Confessionário’ encerra terceira temporada e trata da violência e o abuso sexual contra crianças

Diário

‘Confessionário’ encerra terceira temporada e trata da violência e o abuso sexual contra crianças

Foto: Divulgação

O ambiente doméstico é, por muitos, considerado o mais seguro para crianças e adolescentes. Mas, infelizmente dados do governo Federal apontam que 70% dos casos de violência sexual contra menores ocorrem dentro de casa. As estatísticas indicam que 18 mil crianças,  em média, são vítimas de violência doméstica por dia. E em mais de 90% dos casos o agressor é um familiar ou pessoa do círculo de convívio da família. 

Veja quem foram os vencedores do Oscar e do Bolão do Diário 2021

Baseado nesta realidade, o projeto Confessionário trata sobre o tema no último episódio da 3ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’, que vai ao ar nesta segunda, às 19h, no YouTube. O capítulo mostra a história da atriz Juçara Gaspar que,  aos 10 anos, foi vítima de abuso sexual por parte de um familiar. Ela só conseguiu quebrar o silêncio e compartilhar sua dor com a família há cerca de três anos.“A gente afasta essas memórias. Mas quanto mais tu te encara a frio, mais tu te liberta, mais tu consegue falar, mais quebra o silêncio, mais fica forte e consegue, inclusive, fortalecer outras, ou auxiliar no fortalecimento de outras”, afirma a atriz em seu depoimento.

VÍDEO: Vitor Biasoli versa sobre a vida, o amor e a morte

DEBATELogo após o episódio da websérie, às 20h, vai ao ar a live “E os Filhos, Como Ficam?”, no canal do Confessionário no YouTube. No programa, a atriz e diretora Deborah Finocchiaro – que idealizou o projeto junto com o cineasta Luiz Alberto Cassol – explora outro tema tabu: os filhos vítimas da violência doméstica. Além disso será discutida a polêmica Lei de Alienação Parental.

Profissionais da área e  coletivos de mães têm apontado casos em que essa legislação é usada para silenciar mulheres e beneficiar homens. A lei é inspirada no conceito da Síndrome de Alienação Parental, criada pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner, que depois foi acusado de pedofilia.

Theatro Treze de Maio luta para cobrir um déficit de R$ 400 mil

A live do Confessionário terá participação de Alessandra Andrade, diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciario Federal (Sintrajufe-RS) e CoFundadora do Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna; da doutora em Psicologia Social Cris Bruel; da cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa; da advogada e mestre em Direitos Humanos, Rubia Abs Cruz, e da fundadora e coordenadora do Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna, Sibele Lemos.

NÚMEROSDeborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol chegam ao final da 3ª temporada da websérie contabilizando equipe de mais de 50 profissionais, mais o apoio de 74 pessoas e entidades, desde a criação em agosto de 2020. A 3ª temporada foi feita com recursos da Lei Aldir Blanc. No total, o trabalho desenvolvido pelo grupo, promoveu um programa de rádio, 11 episódios/conversas no Spotify e 13 lives, além das 3 temporadas com 27 episódios.

CONFESSIONÁRIO – RELATOS DE CASA

Episódio 9 – 26 de abril (segunda-feira) às 19h no Canal do Youtube.com/Confessionario e 27 de abril (terça-feira) às 19h no IGTV (www.instagram.com/confessionariorelatosdecasa/channel) e Facebook (www.facebook.com/confessionariorelatosdecasa/)

Demais episódios já lançados – seguem disponíveis gratuitamente nos mesmos canais

LIVE – E os Filhos, Como Ficam?

Quando – 26 de abril, às 20h, no Canal do Youtube.com/confessionario (www.youtube.com/confessionario)

Convidadas – Alessandra Andrade, Cris Bruel, Regina Célia Barbosa, Rubia Abs Cruz e Sibele Lemos

Mediação – Deborah Finocchiaro 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Protesto pede vacina para professores antes da volta às aulas Anterior

Protesto pede vacina para professores antes da volta às aulas

Leitos de UTI do SUS estão com mais pacientes do que vagas em Santa Maria Próximo

Leitos de UTI do SUS estão com mais pacientes do que vagas em Santa Maria

Geral